Quando criamos ou atualizamos uma marca, o logo é apenas uma pequena parte do trabalho. O Manual de Marca (também chamado de Manual de Identidade Visual) é o que define uma identidade homogênea para a marca.
Ao iniciar um negócio, muitos pensam no que vão vender, nos equipamentos que vão utilizar, mas se esquecem do manual de marca. O manual de marca é um componente fundamental para sua empresa. É através dela que você irá transmitir e expressar os valores, estilo e a sua essência. Seu negócio é único no mundo e todos os clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros precisam saber como e porquê ele existe.
Uma identidade clara e adequada atrai quem precisa de você. Com ela você promove vendas, e deixa sua empresa gravada na cabeça dos clientes. A marca resume visualmente os atributos que fazem sua empresa ser única. O manual de marca começa com o nome da marca e segue por itens como logotipo, estampas, grafismos, fontes, cores, ilustrações, imagens mascotes, embalagens, decoração do ambiente, etc.
Cada ponto de contato, seja ele um cartão de visitas, a fachada da sua loja, a sua página no Facebook ou o seu site é sempre mais uma oportunidade para fortalecer sua marca e apaixonar pessoas. A identidade visual não é apenas um acabamento bonito. É um item importante que deve caminhar de mãos dadas com outras áreas, desde o nascimento, dentro da formatação estratégica.
Manual de Marca – Um guia estratégico
O Manual da Marca é uma coleção de elementos e uma descrição detalhada da marca. Ele influencia todas as campanhas de marketing, comunicação e os produtos. Por definir todos os aspectos da marca, esse documento funciona como um guia estratégico.
O que está incluso no Manual da Marca?
Cada Manual da Marca é único pois define uma marca específica. No entanto, existem alguns elementos em comum, como:
- explicar a lógica construtiva da marca – dos elementos que a compõem (ex. símbolo, logotipo e designações;
- estabelecer as variações formais da marca (ex. assinaturas vertical, horizontal etc.);
- explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal (ex. símbolo, logotipo e designações;
- estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponíveis no mercado;
- indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponíveis no mercado.
- regulamentar a aplicação da marca em diferentes condições de impressão e fundos de cor.
- explicar aspectos particulares da marca no contexto e complexidade onde esta vai funcionar.
- demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem evitadas (lista de itens proibidos)
Comunicação
O Manual da Marca pode ter apenas elementos gráficos ou incluir também informações sobre comunicação, missão e valores da empresa. Por que essas coisas importam?
Esses elementos descrevem como a marca se relaciona com os consumidores. Se a marca é jovem e dinâmica, você vai preferir uma comunicação mais divertida, como algo do tipo “Obrigado pela compra! Nossa equipe está preparando seu pacote com brindes incríveis. Logo logo você vai receber os produtos!”
Uma marca mais tradicional precisa de regras de comunicação mais sérias. As mensagens seriam bem diferentes: “Obrigado por comprar conosco. Seu pedido foi processado e será enviado para a Central de Empacotamento assim que o pagamento for confirmado.”
O manifesto ou missão da empresa são mensagens curtas que explicam porque a marca existe e como ela se diferencia. Isso é bastante importante para definição de estratégias de marketing.
A lista de itens proibidos
Um detalhe interessante para incluir em um Manual da Marca é uma lista com itens proibidos e permitidos. O Manual da Marca antigo do Skype tinha uma página com “Palavras que gostamos” e “Palavras que não gostamos”. O Manual da Marca da Apple tem várias páginas com coisas que você não pode fazer com o logo.
Esses exemplos são bem úteis quando você vai distribuir o seu Manual da Marca para outros designers e clientes. A lista vai ajudá-los a posicionar sua marca corretamente (e evitar erros vergonhosos).
Confira aqui alguns manuais de marca desenvolvidos por mim.