10 razões para escolher o WordPress
Entenda porque a maioria das pessoas preferem o WordPress.
Uma das maneiras mais eficientes para tornar o seu site mais acessível às buscas orgânicas nos motores de busca, é dar a ele uma personalidade, que o aproxime de pessoas interessadas no seu tema principal, seja seu site institucional ou um blog. A melhor maneira para se alcançar este resultado é utilizando o WordPress.
Suas facilidades são inúmeras e, independente do perfil do site que você deseja criar, a plataforma pode oferecer versatilidade para qualquer usuário, experiente ou iniciante.
O fluxo de novas informações em seu site é um dos critérios levados em conta para ter boa relevância nos motores de busca. Um site sem frequência de atualizações é entendido como “abandonado” aos olhos dos motores de busca.
Para alcançar bons resultados em todos os critérios de avaliação dos buscadores, essa é a ferramenta mais completa.
Os benefícios de usa-lo como CMS se revelam conforme o uso, e eles são incalculáveis! Se você se perguntava porque escolher o WordPress como plataforma para o seu site, você acabou de encontrar 9 motivos incontestáveis!
1. O WordPress é gratuito.
Como uma ferramenta Open source, quer dizer, aberta a programações independentes, o WordPress oferece “livre arbítrio” para os programadores, e o fato de ser gratuito possibilita que uma infinidade de testes sejam feitos, assim como melhorias diárias feitas por colaboradores, diariamente e em todos os cantos do mundo.
Gratuidade é sempre um bom argumento. “Não custa tentar”, é o que o WordPress sugere.
[chamada_dwnl_guia_blog]
2. O WordPress é universal.
Quando o surgiu na web, em 2003, sua principal função era ser a melhor ferramenta Open source para blogueiros. Certamente este objetivo foi alcançado com sucesso, no entanto, hoje em dia o WordPress é também flexível a qualquer outra função. Tudo que se pode imaginar em design e usabilidade web pode ser construído usando o WordPress como CMS.
Suas linguagens de programação são universais, utiliza principalmente php, html e também Java, que está presente em grande parte dos aplicativos de sistemas Android, o mais usado no mundo todo.
O desempenho é excelente em qualquer sistema operacional, e melhor que isso, permitindo alterações com o mínimo esforço.
3. Usar o WordPress é muito fácil.
Famoso por ser amigo dos iniciantes, a plataforma mantem em seu painel de administração simplicidade e concisão, permitindo que qualquer iniciante comece a produzir conteúdo como se já tivesse experiência de anos.
Administrar os conteúdos utilizando esta plataforma é tão simples e intuitivo como usar um celular Android (talvez mais simples ainda). Seu menu lateral oferece as funções básicas do WordPress e de seu tema. Para criar um novo artigo, basta clicar em “Adicionar novo post” e começar a escrever, como no famoso Microsoft Word.
Inserir imagens e conteúdos multimídia é tão simples como bater nas teclas, basta copiar os códigos de incorporação e colar. Com quase nada de conhecimento em Web é possível começar a criar conteúdos incríveis com todas as possibilidades que o WordPress oferece.
A facilidade que o WordPress oferece é tanta que, facilmente os iniciantes se aprofundam em conhecimentos mais específicos, fazendo suas próprias otimizações, que ficam extremamente simples com o uso de plug-ins.
4. Ter bom SEO é fácil usando o WordPress.
Existem diversos plug-ins que auxiliam os blogueiros na criação de artigos ricos em SEO. O Yoast é um dos mais incríveis, pois aponta os erros cometidos, permitindo ao autor melhorar seu conteúdo para ter maior destaque nos motores de busca.
O WordPress faz todo o trabalho pesado, existem plug-ins que criam sitemap, melhoram a verificação do Google Search Console e muito, muito mais, sem que o dono do site tenha que contratar frequentemente programadores para fazer atualizações relativamente simples.
Já pensou poder instalar Google Analytics, Search Console, e tantas outras ferramentas profissionais da web sem ter que gastar um tostão?
5. O WordPress é moldável.
Todos os temas do WordPress possuem mais de 3 estilos de página, isto é, diversas estruturas de páginas diferentes em um mesmo tema. Se a intenção é fazer uma página institucional do seu negócio, com um menu simples, e um breve Release sobre seus serviços ou produtos, os temas oferecem estilos de página estática, ou home.
Se o objetivo é fazer um blog ou portal, no qual novos artigos apareçam em destaque todos os dias na página inicial, o WordPress também é ideal, tendo geralmente esta opção nos menus primários dos temas.
Existem plug-ins de construção de página gratuitos, como o SiteOrigin, que permite que qualquer iniciante crie novos layouts e novas funções clicando e arrastando itens, por exemplo:
- Botões
- Anúncios
- Formas de contato
- Imagens
- Gráficos
É tão fácil e divertido quanto jogar vídeo-games.
6. Te ajuda a ganhar dinheiro.
Uma das primeiras preocupações de um produtor de conteúdo é se o seu portal oferece possibilidades de ganhar dinheiro. Felizmente, o WordPress é campeão nisso, qualquer pessoa pode inserir adservers em suas páginas, no meio de seus textos, colunas etc. Criar banners publicitários no WordPress é fácil, e se tiver dificuldades, existem plug-ins que fazem a inserção dos anúncios automaticamente.
Se o caso não é produzir conteúdo mas sim vender serviços ou produtos, ele também é a melhor opção. Para criar uma loja online, basta trabalhar sobre o WooCommerce, que nada mais é do que o E-commerce do WordPress. É gratuito, seguro e simples, como todo o resto.
Esta plataforma pode ser uma fonte infindável de monetização, é possível criar todos os tipos de negócios online com ela, simultaneamente! Você pode ter uma página institucional, um WooCommerce, um blog, um portfólio e páginas sobre qualquer outra coisa, tudo no mesmo lugar!
7. Integrar o WordPress com redes sociais é fácil.
Fazer uma boa ligação entre o conteúdo do seu site e as redes sociais é fundamental para uma boa relação com o público, isso se intensificada cada vez mais com o avanço das redes sociais. Criar novas raízes para seus conteúdos é dar a ele possibilidades de gerar novos frutos.
O WordPress permite facilmente que sejam integrados botões de Like, Follow, Pin, compartilhar e comentar, sem grandes conhecimentos técnicos, além de oferecer plug-ins para cada tipo de instalação.
8. Variedade de temas prontos.
Um fator que destaca o WordPress entre tantos é a variedade de temas encontrados na internet, sejam gratuitos ou pagos, existem milhões a disposição. A utilização de temas não causa nenhum tipo de limitação ao usuário, é possível fazer edições e modificações nas páginas do mesmo jeito, cada tema tem funções diferentes, entretanto, tudo é possível com o WordPress.
9. Suporte técnico inigualável.
Por ser o CMS mais utilizado, o WordPress oferece fácil acesso a qualquer tipo de problema. Se durante qualquer alteração você encontrar um conflito ou algum outro problema que você não consegue resolver, dificilmente uma busca no Google não resolverá seus problemas.
O material disponível sobre resolução de conflitos é infindável, é possível encontrar no Youtube vídeo aulas do mais alto nível de programação de qualidade, milhares de sites e blogs que levantam discussões sobre absolutamente tudo sobre o assunto, e claro, o fórum oficial do WordPress que permite que usuários publiquem e interajam entre sim.
Você ainda tem dúvidas de porque escolher o WordPress como plataforma para o seu site? Não hesite em perguntar aqui nos comentários!
10. Market Share do WordPress.
De acordo com uma pesquisa feita pela W3Techs 55% dos sites que estão entre os primeiros 1 milhão utilizam a plataforma. Abaixo é apresentado um gráfico que compara o WordPress com outros CMS.
Faça um orçamento
Clique aqui e faça um orçamento totalmente gratuito e torne o seu site mais acessível às buscas orgânicas nos motores de busca.
Confira alguns desenvolvimentos WordPress feitos por mim que separei pra você: Clique aqui.